Skip directly to content

Águia Negra estréia no estadual dia 19 de janeiro contra o Sete de Dourados em Maracaju

Por: 
Patrese Rios
21/11/2018

O Campeonato Estadual terá novo formato em 2019, mas não será em turno e returno com pontos corridos, como chegou a ser anunciado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMA) após a reunião do Conselho Arbitral que aconteceu na segunda-feira. O aumento no número de jogos e dos custos dos clubes para disputa, além da recusa da CBF em que a competição tenha mais que 18 rodadas – seriam 22 – fez com que clubes e Federação voltassem a mesa nesta terça (20) e encontrassem uma nova fórmula, mas com a redução de participantes para 2020 de 12 para dez. Foi mantido o rebaixamento de quatro times, com dois subindo da Série B.

 

O sistema escolhido para o Campeonato Estadual será utilizado obrigatoriamente nas próximas duas temporadas. Os 12 participantes – Operário FC, atual campeão, Corumbaense, Comercial, Sete de Dourados, Águia Negra, Novo, ABC, Costa Rica, Operário AC, de Dourados, e Urso de Mundo Novo, além dos dois que sobem da Série B – vão se enfrentar em turno único, portanto onze jogos, na primeira fase. Os oito melhores seguem na disputa e os quatro últimos são rebaixados.

 

Os classificados jogam quartas de final em confrontos eliminatórios em ida e volta, os quatro melhores jogam a semifinal e os dois finalistas disputam o título, além de garantirem lugar na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Assim, serão necessárias 17 datas, uma a menos que a estipulada pela CBF, e 80 jogos no total, 52 a menos que o formato inicialmente escolhido.

 

O regulamento e a tabela foram divulgados, mas podem sofrer ajustes até 45 dias antes da primeira rodada, quando devem ser publicadas definitivamente.

 

Primeira rodada

O Estadual começa nos dias 19 e 20 de janeiro e a decisão acontece nos dias 14 e 21 de abril. O Sete de Dourados não poderá jogar no Estádio Douradão três dos seus seis jogos como mandante na primeira fase, por estar punido e escolheu o Estádio Loucão, em Maracaju, para essas partidas. Por outro lado, o Operário AC, quando for mandante, escolheu jogar às segundas-feiras, às 19h, uma novidade no futebol sul-mato-grossense.

 

A tabela preliminar também foi divulgada. No dia 19 de janeiro, um sábado, jogam ABC e Costa Rica no Estádio Jacques da Luz, Comercial e o vice-campeão da Série B no Estádio Morenão e Sete de Dourados contra o Águia Negra no Estádio Loucão. No dia seguinte, o campeão da Série B joga contra o Operário AC, Novo e Urso jogam no Estádio Jacques da Luz e, no Morenão, Operário FC e Corumbaense reeditam a decisão do Estadual deste ano.